
CATARATA
Essa doença é comum em adultos com mais de 60 anos, mas pode afetar bebês prematuros. A catarata é responsável por 51% de casos de cegueira no mundo, segundo dados da Organizações Unidas.
Sua cirurgia é um procedimento pouco invasivo que não necessita de repouso prolongado ou ficar internado longos dias, mas o cuidado pós operatório faz parte do tratamento.
O cristalino é a lente transparente por trás da pupila, que converge a luz que entra em imagem. Quando ele está adoecido, é necessário trocá-lo por uma lente artificial transparente intraocular.


O Procedimento Cirurgico
Antes da cirurgia, o médico mede o olho do paciente para determinar o poder de foco adequado para a lente intraocular. O paciente deve informar quais medicamentos faz uso e o médico receita um colírio antes da cirurgia para reduzir a infecção e o inchaço pós cirurgia.
No dia da cirurgia, o paciente chega em jejum por 6 horas. Ele recebe uma anestesia ocular com um colírio ou injeção, além de um medicamento para ajudar a relaxar. Durante o procedimento o paciente fica acordado, vendo luzes e movimentos durante o procedimento, mas sem saber o que o médico faz.
O médico faz uma pequena incisão no globo ocular e introduz a cânula, um tubo que permite que o equipamento chegue ao cristalino. A sonda de ultrassom faz micro rupturas que rompem o cristalino com catarata em pedaços que são removidos através da facoemulsificação.
Em seguida é implantado através do corte uma lente intraocular feita exclusivamente para o paciente. Ela agora faz o papel de cristalino e também corrige problemas de visão ao conter graus monofocais e multifocais.
Após a cirurgia, paciente e acompanhante ficam em uma área de recuperação por 15 a 30 minutos, sendo liberado em seguida para ir para casa.